Jornal Estado de Minas

CHECAMOS

Vídeo de show de Nando Reis tem áudio adulterado simulando coro de 'mito'


 

Em um show realizado em Minas Gerais no dia 16 de julho de 2022, o cantor Nando Reis gritou 'fora Bolsonaro' e foi respondido com vaias e aplausos do público. Dias depois, a cena passou a circular nas redes sociais, com mais 4 mil visualizações, como se o público, em coro, gritasse 'mito'. Mas o áudio da gravação foi adulterado.





 

Leia: Em BH, Nando Reis é vaiado depois de gritar 'fora, Bolsonaro'  


'Nando Reis (eu até gostava) tentou lacrar num show em Minas Gerais e se deu mal. Parabéns mineiros! Aqui temos cérebro.Quem não está 'sacando nada' é o músico que vive na bolha da desinformação. 'Mito, mitoooo'', diz uma das publicações compartilhadas no Twitter, Facebook, Kwai e TikTok.

Uma pesquisa no Google pelos termos 'Nando Reis fora Bolsonaro' levou a notícias (1, 2) sobre vaias recebidas pelo cantor após a sua manifestação política no palco. Esses veículos mostraram gravações - compartilhadas, inclusive, por Mario Frias, ex-secretário de Cultura e aliado do presidente Jair Bolsonaro - em que não se ouve o coro de 'mito'.

Segundo a imprensa, a cena aconteceu no festival de música Prime Rock Brasil BH, realizado em Minas Gerais, em 16 de julho de 2022.

 

Uma busca no YouTube pelo nome do evento levou à transmissão ao vivo do show, na qual pode-se ver o momento em que os fãs do cantor reagem ao grito de 'fora Bolsonaro' de Nando Reis, sem que haja um coro de 'mito':


Esse conteúdo também foi verificado pelo Boatos.org.





 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.