Um vídeo no qual o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diz que 55% dos deputados federais do México são mulheres foi manipulado para dar a entender que o ex-presidente teria declarado que 100% das mulheres mexicanas 'são mulheres'.
A sequência alterada circula nas redes desde 3 de agosto de 2022 com mais de 56 mil compartilhamentos. A declaração original, sem a suposta gafe, ocorreu em um ato de sua candidatura em julho de 2022.
'O 9 dedos enlouqueceu de vez', diz uma das publicações que circulam no Facebook (1, 2), TikTok (1, 2) e Instagram. Nos comentários, usuários criticam o ex-presidente pela redundância da suposta afirmação.
Leia Mais
Homem que aparece ao lado de Lula em foto viral não é irmão de Adélio BispoProgramas da TV Globo apresentados por Luciano Huck não receberam verbas da Lei RouanetNão é possível invadir remotamente um celular apenas apertando uma tecla, segundo especialistasA partir de 2:14:18, Lula diz, na verdade: 'Eu fui no México esses dias, 55% dos deputados são mulheres, 45% dos senadores são mulheres'. Os valores citados pelo ex-presidente não são exatamente os mesmos, mas se aproximam como os pouco mais de 50% entre deputados federais e de 50% entre senadores.
Pouco depois, a partir de 2:20:01, o candidato à Presidência cita o valor '100' por três vezes - sonoridade que pode ter sido utilizada para compor o áudio adulterado.
Nessa transmissão, chamada pelo Partido dos Trabalhadores de 'ato de defesa da democracia' em Diadema, São Paulo, é possível ver que Lula usa a mesma camisa vermelha que está vestindo no vídeo que viralizou nas redes.
Também é possível ver, assim como em algumas versões do vídeo viral, Fernando Haddad sentado atrás do ex-presidente e todos realizando os mesmos movimentos
Em 9 de julho de 2022, o site Poder360 também transmitiu em seu canal no YouTube o evento que contou com a participação de Lula. Com 1:59:00 de vídeo, é possível ver Lula falando sobre a participação das mulheres na política mexicana.
A AFP também participou da cobertura do evento em Diadema. Nesta foto, pode-se ver Lula e Haddad vestidos da mesma forma como aparecem no vídeo viral.
No dia 3 de agosto de 2022, o Partido dos Trabalhadores publicou uma nota em seu site desmentindo que o ex-presidente tenha dito que '100% das mulheres do México são mulheres'.
Conteúdo semelhante foi checado pela Agência Lupa.