Um discurso feito na década de 1980 pelo apresentador Jô Soares é compartilhado nas redes sociais como se tivesse sido escrito em um momento de 'depressão' pouco antes da sua morte, em 5 de agosto de 2022.
A publicação traz várias fotos recentes do humorista junto a um áudio no qual ele diz que a emissora estaria vetando comerciais com artistas e comunicadores que decidem deixar o canal. Sobreposto ao vídeo compartilhado no Facebook (1, 2), Kwai (1, 2) e TikTok, lê-se: 'Em depressão antes de morrer Jô Soares revela podres da Rede Globo'.
No Twitter, conteúdo similar circula desde 2019, porém voltou a ser amplamente compartilhado após a morte do entrevistador em 5 de agosto de 2022.
Discurso em 1988
No áudio viral, Jô menciona que os acontecimentos narrados aconteceram durante a elaboração da Assembleia Constituinte, eleita para criar a Constituição brasileira de 1988. 'Com impecável senso de oportunidade, a TV Globo escolheu exatamente o momento da Constituinte no Brasil para inaugurar a sua lista negra', disse.
Uma busca reversa no Google por palavras-chaves levou ao vídeo de onde foi extraído o áudio viral, feito durante a exibição do Troféu Imprensa em 1988.
No evento, Jô Soares foi chamado ao palco para ser parabenizado pelo título de melhor humorista de 1987. Ao agradecer o prêmio, o escritor fez o discurso viralizado com críticas à Rede Globo.
Como dito por Jô Soares no discurso, o texto que ele leu na premiação foi o mesmo que havia escrito em forma de artigo para a edição do Jornal do Brasil de 30 de abril de 1988. Uma busca pela edição do jornal no Google News permitiu encontrar o artigo original citado pelo humorista, publicado na página 11 do jornal com o título 'Agora, falando sério'.
No ano da premiação, Jô Soares estava apresentando o programa 'Veja o Gordo' e o talk show 'Jô Soares Onze e Meia' no canal SBT. Em 2000, ele voltou à Rede Globo para apresentar o 'Programa do Jô', que ficou no ar até 2016.
O mesmo conteúdo foi verificado pelo Estadão Verifica.