Jornal Estado de Minas

CHECAMOS

Lula não teve lapso de memória, finalizou resposta quando seu tempo esgotou


 

Um vídeo com mais de 1 milhão de visualizações nas redes mostra o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerrando sua frase no momento em que seu tempo de resposta se esgotava no debate de 28 de agosto de 2022, e não se esquecendo do que ia dizer, como alegam usuários. De acordo com as regras, ele tinha um minuto para fazer um comentário sobre a resposta dada por Jair Bolsonaro (PL). No trecho viral, ao atingir 1 minuto e 1 segundo, Lula encerra sua resposta.





 

'Momento Joe Biden? Deu "branco" no Lula, Bolsonaro riu e, em seguida, o atropelou na questão do auxílio aos mais pobres', diz a legenda de publicações compartilhadas no Instagram, Facebook e Twitter, acompanhadas por um vídeo que mostra Lula terminando de falar no debate presidencial. Alguns dos vídeos incluem interrogações ao lado de seu rosto quando ele fica em silêncio.

 

Leia: Eleições 2022: o que acontece com quem não votar ou justificar ausência 

  

Mensagens similares circulam em espanhol (1, 2, 3), também com alusão a supostos lapsos de memória do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Uma consulta à transmissão do debate na íntegra mostrou que Lula encerrou sua fala quando seu tempo de resposta se esgotou.

O segundo bloco do evento, promovido pela Band, Folha de S.Paulo e TV Cultura, foi organizado em um formato que incluía uma pergunta de jornalistas e uma resposta de quatro minutos de um candidato, incluindo a réplica. Havia ainda um minuto de comentário de outro candidato.





 

Leia: Eleições 2022: veja o que pode ou não no dia da votação 

Na cena viral, Bolsonaro deveria responder a pergunta do jornalista Rodolfo Schneider sobre programas de transferência de renda. Ele usou 2:30 minutos de seu tempo total ao elaborar uma primeira resposta, e foi seguido pelo comentário de Lula, de 1:01. Isso pode ser verificado a partir de 2:06:12 até 2:07:13 do vídeo:

 

Após a fala de Lula, Bolsonaro permanece em silêncio enquanto sorri por cerca de 5 segundos, quando uma jornalista se direciona a ele apontando que lhe restam 1:30 para a réplica.

À AFP, a Band confirmou que o tempo de intervenção de Lula era de um minuto e que ele utilizou 1:01. E acrescentou: 'A emissora esclarece que existe uma tolerância, o candidato pode terminar a frase sem ser interrompido, por isso o avanço de 1 segundo'.

 

Leia: Eleições 2022: justificativa por ausência pode ser feita pelo celular 


Uma imagem do sistema interno da Band enviada pela emissora à AFP também mostra o momento em que Lula terminou seu comentário, com a contagem do tempo.





 

Imagem do debate presidencial de 28 de agosto de 2022 no sistema interno da Band enviada pela emissora à AFP (foto: Reprodução)


A assessoria do ex-presidente confirmou à AFP que ele havia encerrado a sua fala no momento registrado no vídeo viral.

 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.