A imagem do candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) fazendo o número 22 com as mãos, que representa o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, é uma montagem. O conteúdo circulou dezenas de vezes nas redes sociais na véspera do primeiro turno, em 2 de outubro. Mas a foto original mostra o pedetista fazendo, na verdade, 12, seu número.
'Se Lula mudou o seu... pq eu tbm nao poderia mudar o meu voto?', diz o texto sobreposto à imagem compartilhada no Facebook.
No entanto, o projeto Comprova, do qual o AFP Checamos faz parte, detectou que a imagem original foi publicada nas redes sociais do candidato em 1º de outubro.
Leia Mais
Sigilos de cem anos não são estabelecidos por decreto, mas por lei, e podem ser revogadosDivergência de números no Amapá se deu por voto em trânsito, não por fraudeNão é verdade que a totalização dos votos seguiu um algoritmo a favor de Lula nas eleições de 2022O registro foi feito em 29 de setembro, no último debate presidencial prévio ao primeiro turno das eleições de 2022. Na ocasião, Ciro Gomes estava sentado ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL), como mostram imagens do estúdio da TV Globo publicadas pelo portal G1 e pela AFP.
Às vésperas das eleições, o candidato do PDT utilizou a foto para convocar o eleitor a 'apertar o 12'.
Bom dia meu Brasil! Amanhã é dia de apertar o 12 e se livrar dessa polarização cheia de ódio, incompetência e ladroeira que tá afundando nosso país. Vamos juntos!! pic.twitter.com/iVae3EKB7F
— Ciro Gomes 12 (@cirogomes) October 1, 2022
Ao comparar as duas imagens, é possível perceber que no conteúdo viralizado a mão com que ele fez o 2 foi replicada, espelhada e colada no lugar da mão à esquerda na foto.
Neste fim de semana, o AFP Checamos se uniu a outras 6 iniciativas de checagem de fatos no Brasil para verificar conjuntamente desinformação sobre as eleições. A parceria CheckBR reúne também Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa.