Um vídeo no qual o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) é visto dando uma palestra em inglês foi gravado em agosto de 2021 nos Estados Unidos.
Naquela data, o parlamentar participou do 'Cyber Symposium' na Dakota do Sul.
'Qual o lugar no planeta em que todo mundo está atento? QATAR - COPA DO MUNDO Não há lugar melhor do que Qatar para expor para a mídia internacional o que está acontecendo no Brasil!', diz uma das publicações compartilhadas no Facebook.
O vídeo também viralizou no Twitter e no Kwai.
A alegação circula depois de o deputado ter sido flagrado na Copa do Mundo do Catar no final de novembro. O parlamentar foi criticado por apoiadores do atual presidente, Jair Bolsonaro, por estar se divertindo enquanto eles protestam em frente a quartéis em atos antidemocráticos.
Em reação aos críticos, Eduardo Bolsonaro publicou um vídeo no qual afirmou ter ido ao país-sede da Copa do Mundo para entregar pendrives com denúncias sobre 'a situação do Brasil'.
Mas, ao contrário do que afirmam as publicações virais junto à gravação em que se vê o filho do presidente, essa palestra não é recente e nem foi feita no Catar.
No registro viralizado, é possível ver Steve Bannon, o ex-estrategista de Donald Trump, sentado em uma mesa atrás de Eduardo Bolsonaro.
Uma pesquisa no Google pelos termos 'palestra Eduardo Bolsonaro Steve Bannon' levou a um vídeo do jornal O Globo, publicado em 18 de agosto de 2021, no qual Bannon é visto com a mesma roupa usada na gravação viral. Na legenda, o jornal informa que as imagens foram retiradas do canal de Eduardo Bolsonaro no YouTube.
Uma busca no canal do político por vídeos postados em agosto de 2021 levou a um registro da palestra na íntegra. Aos 21 minutos e 3 segundos, é possível assistir ao mesmo trecho viralizado como se fosse no Catar.
Na legenda da sequência, há a descrição: 'AGO/2021, Suoux Falls, estado da Dakota do Sul, EUA'.
A gravação foi feita durante o evento Cyber Symposium, promovido em agosto de 2021 pelo empresário Mike Lindell, para questionar as eleições presidenciais de 2020, nas quais Joe Biden derrotou Donald Trump.
Em 13 de agosto de 2021, o deputado federal mencionou sua participação no evento em sua conta no Twitter.
A presença de Eduardo Bolsonaro no encontro repercutiu nos Estados Unidos e no Brasil.
Esse conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.