Um vídeo em que se vê dezenas de fileiras de soldados marchando é de uma formatura da Polícia Militar do Ceará, e não de soldados convocados para uma suposta batalha, como alegam publicações visualizadas milhares de vezes nas redes sociais desde 24 de dezembro de 2022. A solenidade aconteceu no último dia 20 de dezembro, como informado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do estado, encerrando um curso iniciado em junho do mesmo ano.
'O Baile começará em breve! #SOSFFAASalvemOBrasil', diz a legenda de uma das publicações compartilhadas no Facebook, Instagram, Kwai e Twitter.
A alegação é compartilhada junto a um vídeo de pouco mais de um minuto com as frases sobrepostas: 'Querem reforço o reforço chegou mais de 5 mil soldados foram convocados' e 'selva ou lutar pela pátria livre ou morre pelo Brasil'.
Leia Mais
Tanques russos não desembarcaram em Santos na noite de 24 de dezembroVídeo de 2016 circula como se mostrasse tanques russos enviados ao Brasil em 2022Filmagem retrata hasteamento da bandeira-insígnia da Presidência, de cor verde, não pretaNo entanto, o vídeo não mostra uma convocação de soldados, como alegam as publicações virais.
Leia: Vídeo de Bolsonaro discursando ao lado de militares é de maio
Uma busca por palavras-chave levou à gravação original, publicada em 21 de dezembro de 2022, na página oficial da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará.
'2.387 novos soldados da Polícia Militar do Ceará', diz a legenda do vídeo no perfil da pasta no Facebook, que é acompanhado pela hashtag '#Cursodeformação'.
Leia: Imagem não mostra congestionamento de navios por paralisações no Brasil
A solenidade aconteceu em 20 de dezembro de 2022, conforme texto publicado no site da Secretaria de Segurança Pública cearense.
'Os novos soldados fazem parte da primeira turma no novo modelo de formação, após a alteração na Lei Estadual nº 13.729. Isso quer dizer que os aprovados no concurso da Polícia Militar já iniciaram o curso como militares estaduais, na condição de alunos-soldados e agora passam à condição de soldados prontos', diz a nota.
O texto informa, ainda, que os soldados vistos na gravação haviam concluído uma formação de 1.400 horas/aula que havia sido iniciada em junho de 2022.