Diferentemente do que afirmam usuários nas redes sociais, o vídeo em que um homem vestido de verde e amarelo chora ao abraçar uma mulher não mostra um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sendo preso pela polícia.
A sequência, compartilhada milhares de vezes desde 30 de dezembro de 2022, foi gravada em maio de 2022 durante o resgate de uma jovem sequestrada na cidade de Barinas, na Venezuela.
'Mais um bolsonarista preso ..vai passar o ano novo na Papuda', afirma uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Twitter e no Kwai.
No vídeo, um homem usando uma camisa amarela com detalhes em verde aparece abraçando uma mulher enquanto ambos choram e gritam. No entorno do casal são vistos policiais armados. Em texto sobreposto à gravação lê-se: 'mas um idiota q vai passar o ano dentro das 4linhas fechado com Bolsonaro kkk'.
Leia Mais
Lula não exonerou oito mil militares na primeira semana de 2023Foto retrata ministro Moraes com líderes sociais, não 'chefões do PCC'Fala de Flávio Dino foi cortada para insinuar que Lula propôs o fim da PMA descrição do vídeo, em espanhol, informa que o registro foi feito por policiais do Cuerpo de Investigaciones Científicas Penales y Criminalísticas venezuelano — grupo de investigações científicas penais e criminalísticas, em tradução livre para o português — durante o resgate de Franyeli Guerrero, sequestrada por quase cinco meses, na cidade de Barinas, Venezuela. A gravação mostra o momento do reencontro da mulher com seus familiares.
O caso foi reportado por outros veículos locais, que compartilharam fotos e vídeos com os mesmos elementos vistos na gravação viral (1, 2, 3).
Guerrero foi sequestrada em dezembro de 2021 quando saía de um salão de beleza. A ação foi atribuída a um grupo armado colombiano que não teve o nome divulgado pelas autoridades. Quatro pessoas foram detidas por suspeita de envolvimento no crime.
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.