A deputada federal e presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, esteve presente na posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como mostram registros nas redes sociais e na imprensa. No entanto, usuários alegam que ela faltou à cerimônia porque foi presa com o ex-deputado federal Geddel Vieira Lima pelo Exército. Gleisi segue participando de eventos públicos e desmentiu a alegação. Já Vieira segue ativo em suas redes sociais, compartilhando momentos com a família.
'Estão sabendo que a Gleice Hoffmann não estava na posse, fake, porque está presa, pelo exército, por tentar fugir do Brasil, junto com o Gedel, em em jatinho particular com malas de malas cheias de dinheiro? E q quem está no comando do Brasil é o Gen. Heleno? Então, animem se', diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no TikTok e no Twitter.
As publicações se referem à presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e ao ex-deputado Geddel Vieira Lima.
Leia Mais
Lula não exonerou oito mil militares na primeira semana de 2023Foto retrata ministro Moraes com líderes sociais, não 'chefões do PCC'Fala de Flávio Dino foi cortada para insinuar que Lula propôs o fim da PMGoverno Lula não criou taxas para o Pix
Após o discurso de posse do presidente Lula, a deputada ainda concedeu uma entrevista em vídeo ao site O Antagonista. A presença de Gleisi também foi registrada pela revista Veja em uma matéria sobre os bastidores da cerimônia.
Leia: Gleisi diz ver 'tentativa de desmobilização' da posse de Lula
Desde então, Hoffmann também apareceu em eventos públicos, como a posse de Cida Gonçalves como ministra das Mulheres.
Em suas redes sociais, Gleisi desmentiu que tenha sido presa com Geddel Vieira.
O ex-deputado Geddel Vieira Lima, que está em liberdade condicional desde fevereiro de 2022, segue ativo em suas redes sociais e publicou uma foto com a família no último dia 6 de janeiro.
Geddel foi preso por lavagem de dinheiro e associação criminosa em 2017. Ele conseguiu dedução de pena por ter participado de cursos de capacitação e ter sido aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Leia: Gleisi sobre decisão de Gilmar da PEC: 'Não deixará o povo pobre na mão'
Procurada pelo AFP Checamos, a assessoria do Exército Brasileiro não respondeu até a publicação desta checagem.
As publicações também afirmam que o ex-ministro Augusto Heleno está no 'comando' do país, alegação que já foi verificada pelo AFP Checamos.