As imagens de um cachorro sobre um monte de escombros não foram registradas após o terremoto que atingiu a Turquia, perto da fronteira com a Síria, em 6 de fevereiro de 2023, ao contrário do que alegam centenas de publicações compartilhadas nas redes sociais. As fotos circulam na internet ao menos desde 2018.
Leia Mais
Não é Marília Gabriela a mulher que compara Brasil a 'Ferrari desgovernada' em vídeo viralVídeo de indígenas Enawenê-nawê com carros é falsamente associado ao povo YanomamiMulher de lingerie vermelha e com cartaz sobre prostituição não é a primeira-dama Janja'Um cachorro encontrou sua dona em meios aos escombros após o terremoto na Turquia', lê-se em outra mensagem, que circula no Facebook acompanhada da legenda 'Que dor #PrayForSyria'.
O conteúdo, que também foi viralizado em 2020 após um forte terremoto registrado na Turquia e na Grécia em 30 de outubro daquele ano, circula em catalão, espanhol, francês, grego, holandês e inglês.
Em 6 de fevereiro de 2023, um terremoto de magnitude 7,8 abalou a Turquia e o norte da Síria, deixando mais de 5.000 mortos em ambos os países, além de vários danos materiais.
Mas o cachorro visto nas fotografias viralizadas não estava nesses resgates.
Uma busca inversa das imagens virais no Google levou às imagens (1, 2) em um álbum publicado na plataforma Shutterstock e intitulado 'Cães de resgate', atualizado pela última vez em janeiro de 2019. Lá pode-se ver registros do mesmo animal.
As instantâneas são atribuídas ao fotógrafo tcheco Jaroslav Noska, e sua legenda diz: 'Cachorro busca feridos em escombros após terremoto'. A AFP entrou em contato com Noska, mas não obteve resposta até o momento da publicação dessa verificação.
A busca levou também a resultados nas páginas de imagens de arquivo Bigstock e Alamy, que informa que a instantânea foi feita em 18 de outubro de 2018. Contudo, nenhuma das plataformas especifica o lugar em que a cena foi registrada.
O Checamos já verificou conteúdos sobre o terremoto na Turquia em fevereiro de 2023 (1, 2).