Em fevereiro de 2023, militares dos Estados Unidos derrubaram vários objetos não identificados que sobrevoavam seu território e o Canadá. Um deles foi classificado como um dispositivo de espionagem chinês, mas de acordo com a resposta de Pequim, tinha apenas fins civis.
'Há quem duvide, quando tem-se motivos para não fazê-lo. Vídeo exclusivo do USA perseguindo o OVNI canadense para derrubá-lo #OVNI #Canada #Russia #China #Uruguai', diz uma publicação compartilhada no Facebook, com um vídeo em que se vê marinheiros assustados pela derrubada de um objeto voador.
Publicações similares, alegando que pescadores teriam gravado o 'momento exato de caça do Canadá perseguindo ovni para derrubar', circulam no Twitter e no Instagram.
O conteúdo também viraliza em espanhol.
As relações entre a China e os Estados Unidos pioraram depois que Washington derrubou um suposto dispositivo de espionagem chinês em 4 de fevereiro. Desde então, os militares dos EUA atacaram outros dispositivos semelhantes que sobrevoavam seu território e o Canadá. Até o momento, contudo, Pequim admitiu apenas que o primeiro era seu.
OVNI galego, uma homenagem a Orson Welles
Apesar de os usuários relacionarem a cena da perseguição de um objeto voador com episódios recentes nos Estados Unidos e no Canadá, durante o registro viral os tripulantes interagem em galego, não em inglês.Uma busca reversa de trechos do vídeo, obtida com a ferramenta InVid-We Verify*, levou a um vídeo publicado no YouTube em 23 de abril de 2012 no canal de uma produtora cinematográfica chamada Pendelton Films. '23-09-2009. O OVNI GALICIANO', lê-se no título, em tradução livre do espanhol. A descrição detalha que se trata de uma 'peça criada pela Películas Pendelton e feita por Jim-Box e Gonzaga Manso para a TERRA e a agência DDB'.
Outra pesquisa no Google por palavras-chave como 'OVNI galego' em espanhol resultou em um artigo publicado em 2009 pelo La Voz de Galicia, um jornal regional. O texto se refere à mesma sequência que viralizou nas redes em fevereiro de 2023.
O jornal informa que se trata de uma montagem cinematográfica para emular um efeito semelhante ao que catapultou Orson Welles à fama, quando fez uma dramatização radiofônica do romance 'A Guerra dos Mundos', sobre a chegada dos marcianos à Terra. Sua peça confundiu os ouvintes em 1938, que acreditaram na história, causando uma onda de pânico nos Estados Unidos.
Segundo o texto, esse filme faria parte de uma série de curtas encomendados pela agência DDB e pela Pendleton Films. Já em 2009, o vídeo gerou debate e o 'OVNI Galego' ocupou espaços no noticiário nacional em tom descontraído, para mostrar que se tratava de uma montagem.
Em declarações à mídia regional, o diretor da sequência, Rodrigo Pineda, disse que foi uma homenagem e que não houve intenção de ofender ninguém.
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.