Uma mulher que aparece em um vídeo viral criticando um político no qual teria votado e se arrependido não se refere ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Publicações que vinculam a fala da eleitora ao petista foram compartilhadas mais de 40 mil vezes nas redes sociais desde pelo menos 14 de fevereiro de 2023.
'Foi avisado que o Lula iria mudar a vida dos pobres. De deixar mais pobre o pobre', diz o texto sobreposto a uma sequência compartilhada no TikTok, no Kwai, no Twitter e no Facebook.
O conteúdo também foi encaminhado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem enviar conteúdos vistos em redes sociais, se duvidarem de sua veracidade.
Apesar de o vídeo viral relacionar a fala da eleitora ao governo Lula, iniciado em 1 de janeiro de 2023, as imagens foram feitas antes das eleições de 2022 e a mulher não mencionava o petista.
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo usando a ferramenta InVid-WeVerify* levou a uma gravação mais longa, publicada pelo veículo de mídia local TV CM7 em 17 de maio de 2020 no YouTube intitulado 'População da Compensa fala sobre o novo decreto do governador'.
Compensa é um bairro de Manaus, capital do estado do Amazonas, governado por Wilson Lima. Durante a pandemia de covid-19, Lima decretou, em 13 de maio de 2020, a suspensão do funcionamento de alguns setores comerciais a fim de conter o avanço da doença.
Aos 5 minutos e 10 segundos da gravação, é possível ver o mesmo trecho viralizado, no qual a eleitora critica o governador:
Lima (União Brasil) foi reeleito para o cargo em 2022.
Esse conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.