Jornal Estado de Minas

CHECAMOS

Vídeo mostra pessoas comprando carne durante promoção de inauguração de supermercado

Uma gravação viral que mostra um supermercado lotado de pessoas comprando carne não tem relação direta com a queda dos preços dos cortes bovinos, divulgada no último dia 10 de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



Segundo usuários nas redes sociais, que compartilharam a gravação mais de 25 mil vezes desde então, as imagens seriam resultado do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Mas o registro foi feito durante a inauguração de uma loja do Grupo Mix Mateus no Ceará, que confirmou à AFP que costuma fazer promoções ao abrir uma nova unidade.

'VEJA: Após queda nos preços da picanha e do filé mignon, população faz a festa e saem de mãos cheias em supermercado do nordeste', diz uma das publicações compartilhadas no Twitter. O vídeo também circula no Facebook, no Instagram, no TikTok e no Kwai.

As imagens também foram compartilhadas pelo senador Humberto Costa (PT/PE) e pela deputada federal Maria do Rosário (PT/RS), que escreveu: 'Após queda no preço da carne vermelha de 1,22% em fevereiro, a maior queda nos últimos 15 meses, pessoas fazem a festa e saem de mãos cheias em um supermercado de Campina Grande (PB). É esse o país que a gente quer ver! Valeu, @Lulaoficial!'.



O vídeo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar conteúdos vistos em redes sociais, se duvidarem de sua veracidade.

A gravação circula após dados divulgados em 10 de março de 2023 pelo IBGE mostrarem uma queda de 1,22% no preço das carnes no Brasil em fevereiro.

Os usuários relacionaram a diminuição no preço da carne a uma das promessas de campanha de Lula de que devolveria o poder aquisitivo aos brasileiros para que pudessem 'voltar a comer uma picanha'.

Uma busca reversa no Google usando a ferramenta InVid WeVerify* levou ao mesmo vídeo publicado em 5 de março de 2023 no TikTok, com a legenda: 'O lula pode nao ter baixado o preco da picanha mais o mix matheus baixou kkkkkkk'.



Apesar de alguns usuários afirmarem que a gravação teria sido feita em Campina Grande, na Paraíba, o vídeo foi publicado no TikTok com a localização marcada como Pajuçara, um distrito do município de Maracanaú, no Ceará.

O Mix Mateus é uma marca pertencente aos supermercados do Grupo Mateus, que inaugurou uma unidade na cidade de Maracanaú em 2 de março de 2023.

Aos cinco segundos do vídeo viral, por exemplo, é possível ver uma pessoa usando uma camisa com o número 18 do time cearense Fortaleza Esporte Clube:
Captura de tela em 16 de março de 2023 de uma publicação no Twitter ( .)

Uma busca no aplicativo Kwai pelos termos 'mix mateus maracanau' levou a outros vídeos da inauguração da loja no município cearense (1, 2). Em um deles, cuja legenda citava a cidade de Maracanaú e o Mix Mateus, é possível ver as mesmas pessoas da sequência viral, como na comparação abaixo:
Comparação feita em 16 de março de 2023 entre o vídeo compartilhado no Kwai (E) e a gravação viral no Twitter ( .)

Pelo Kwai, o AFP Checamos conversou com duas usuárias da plataforma que confirmaram que conteúdo viral foi gravado durante a inauguração do supermercado em Maracanaú. Uma delas afirmou que diversos itens estavam em promoção.

Procurada, a assessoria de imprensa do Grupo Mateus confirmou à AFP que em todas as inaugurações de suas lojas são ofertados produtos com descontos em todos os setores, incluindo o açougue.

A assessoria também acrescentou que as promoções de inauguração não são uma política comercial recente e que sempre foram feitas ao longo da história do Grupo Mateus.

Notícias de veículos locais publicadas no ano de 2022, antes do início do mandato de Lula, igualmente citam promoções de inauguração de novas unidades de supermercados do grupo (1, 2).

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.