O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não disse, em vídeo, que iria criar 'a mais poderosa indústria de mentiras' do país. A sequência, visualizada milhões de vezes nas redes sociais desde 4 de março de 2023, usa imagens de uma entrevista concedida à CNN Brasil no último dia 16 de fevereiro. Mas o trecho viral foi editado: no original, o mandatário afirma que Jair Bolsonaro (PL), e não ele, havia construído uma 'indústria da mentira'.
'Como que fica, quando o próprio diz que, vai criar a indústria da mentira! Meus amigos petistas, gostariam de comentar algo?', diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram e no TikTok.
Leia Mais
Ativista em foto com Moraes não é homem que sentou na cadeira do ministro em BrasíliaVídeo de cardume de tubarões foi filmado em praia da Flórida, não em Boa Viagem, em RecifeVídeo mostra pessoas comprando carne durante promoção de inauguração de supermercadoReconhecendo imagens geradas por Inteligência Artificial: algumas pistas, muito bom sensoContudo, as falas de Lula durante a entrevista foram cortadas e reorganizadas para alterar seu sentido na sequência viral.
Por meio de uma busca pelas palavras-chave 'Entrevista', 'Lula' e 'CNN' no Google chegou-se à gravação original, publicada no canal da emissora no YouTube em 16 de fevereiro de 2023.
Leia: Bolsonaro acusa governo Lula de negar carro blindado: 'Estão dando recado'
No minuto 52:50 da entrevista, a jornalista Daniela Lima pergunta a opinião de Lula sobre a foto em que Washington Quaquá, vice-presidente nacional do PT, tirou ao lado de Eduardo Pazuello (PL), ex-ministro da Saúde de Bolsonaro e atual deputado federal.
Ao longo da resposta, o mandatário afirmou que nos últimos anos houve uma 'negação da política' no Brasil e que Bolsonaro seria uma consequência deste fato. Ele diz, então, que o ex-presidente construiu 'a mais poderosa indústria de mentiras' que ele já havia visto na vida — um dos trechos utilizados no vídeo viral.
Leia: Lula diz que governo fará o necessário para sediar mundial feminino em 2027
O outro fragmento que compõe a gravação foi retirado da pergunta seguinte de Daniela Lima. Desta vez, ela o questiona sobre Bolsonaro ter chances ou não de se eleger novamente.
O atual presidente respondeu: 'A sociedade brasileira vai ser, nesses próximos quatro anos, preparada para acreditar naquilo que é verdade, e não naquilo que é mentira. E porque a sociedade vai perceber que nós vamos fazer, em quatro anos, o dobro do que ele fez'.
Leia: Ministro de Lula diz que Bolsonaro terá que explicar sobre caso das joias
Conteúdo semelhante foi verificado pelo Aos Fatos.