Jornal Estado de Minas

CHECAMOS

Vídeo que mostra a chegada de Lula e Bolsonaro à China compara momentos distintos das viagens

No início de sua visita oficial à China em 12 de abril de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pousou em Xangai, onde foi recebido pelo vice-chanceler do país. Alguns dias depois, um registro desse momento passou a ser compartilhado em publicações nas redes sociais assegurando que o presidente chinês, Xi Jinping, "não se deu ao trabalho" de recepcionar Lula, como fez com o então mandatário Jair Bolsonaro (PL) em 2019.



Isso é enganoso. De Xangai, Lula foi para Pequim, onde foi, sim, recepcionado pelo líder chinês, em cerimônia semelhante à realizada para Bolsonaro.

'O presidente da China Xi não se deu ao trabalho de recepcionar Lula.Delegou a tarefa ao VICE-CHANCELER, Xie Feng.Sem prestígio e sem relevância. Agora veja a diferença como foi a recepção do Presidente Bolsonaro', diz uma das publicações que somam mais de 250 mil visualizações no Facebook, no Twitter e no TikTok.

As mensagens acompanham um vídeo dividido em duas partes. A primeira mostra o presidente Lula e a primeira-dama, Janja, sendo recebidos por uma comitiva em um ambiente fechado e uma foto dos dois ao lado de um oficial chinês saindo do avião presidencial. Já a segunda reúne gravações da recepção de Bolsonaro por líderes chineses e pelo próprio Xi Jinping durante visita ao país asiático.

No entanto, as postagens comparam momentos distintos das visitas dos dois presidentes.

Durante a viagem oficial entre 12 e 15 de abril, Lula, de fato, foi recepcionado pelo vice-chanceler da China, Xie Feng, mas quando desembarcou em Xangai. Ele chegou à cidade em 12 de abril de 2023 para se reunir com políticos do país, como secretário-geral do Partido comunista chinês, e participar da posse da ex-mandatária Dilma Rousseff (PT) como presidente do banco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).



Contudo, a comitiva presidencial seguiu viagem para Pequim, cidade sede do governo da China, onde o atual presidente foi recepcionado por Xi Jinping em evento oficial ocorrido em 14 de abril de 2023, assim como Bolsonaro foi em 2019.
Jair Bolsonaro e Xi Jinping passam pela guarda de honra durante cerimônia de boas-vindas em 25 de outubro de 2019, na cidade de Pequim (foto: ( AFP / NOEL CELIS))
Lula e Xi Jinping passam pela guarda de honra durante cerimônia de boas-vindas em 14 de abril de 2023, na cidade de Pequim (foto: ( POOL / KEN ISHII))

 

 

Jair Bolsonaro e Xi Jinping acenam para crianças durante cerimônia de boas-vindas em 25 de outubro de 2019, na cidade de Pequim (foto: ( AFP / NOEL CELIS))
Lula e Xi Jinping durante cerimônia de boas-vindas em 14 de abril de 2023, na cidade de Pequim (foto: RICARDO STUCKERT/PR)

 

 

Outras imagens do presidente Lula com Xi Jinping, em Pequim, podem ser vistas neste vídeo.

Referências: