No início de sua visita oficial à China em 12 de abril de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pousou em Xangai, onde foi recebido pelo vice-chanceler do país. Alguns dias depois, um registro desse momento passou a ser compartilhado em publicações nas redes sociais assegurando que o presidente chinês, Xi Jinping, "não se deu ao trabalho" de recepcionar Lula, como fez com o então mandatário Jair Bolsonaro (PL) em 2019.
Isso é enganoso. De Xangai, Lula foi para Pequim, onde foi, sim, recepcionado pelo líder chinês, em cerimônia semelhante à realizada para Bolsonaro.
'O presidente da China Xi não se deu ao trabalho de recepcionar Lula.Delegou a tarefa ao VICE-CHANCELER, Xie Feng.Sem prestígio e sem relevância. Agora veja a diferença como foi a recepção do Presidente Bolsonaro', diz uma das publicações que somam mais de 250 mil visualizações no Facebook, no Twitter e no TikTok.
As mensagens acompanham um vídeo dividido em duas partes. A primeira mostra o presidente Lula e a primeira-dama, Janja, sendo recebidos por uma comitiva em um ambiente fechado e uma foto dos dois ao lado de um oficial chinês saindo do avião presidencial. Já a segunda reúne gravações da recepção de Bolsonaro por líderes chineses e pelo próprio Xi Jinping durante visita ao país asiático.
No entanto, as postagens comparam momentos distintos das visitas dos dois presidentes.
Durante a viagem oficial entre 12 e 15 de abril, Lula, de fato, foi recepcionado pelo vice-chanceler da China, Xie Feng, mas quando desembarcou em Xangai. Ele chegou à cidade em 12 de abril de 2023 para se reunir com políticos do país, como secretário-geral do Partido comunista chinês, e participar da posse da ex-mandatária Dilma Rousseff (PT) como presidente do banco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Contudo, a comitiva presidencial seguiu viagem para Pequim, cidade sede do governo da China, onde o atual presidente foi recepcionado por Xi Jinping em evento oficial ocorrido em 14 de abril de 2023, assim como Bolsonaro foi em 2019.
Outras imagens do presidente Lula com Xi Jinping, em Pequim, podem ser vistas neste vídeo.