É falso que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não esteve em Araraquara, no estado de São Paulo, em 8 de janeiro de 2023, quando houve a invasão de prédios públicos em Brasília.
Publicações que alegam que o presidente "mentiu" e estava, na verdade, na capital durante os ataques foram visualizadas mais de 800 mil vezes nas redes sociais desde 23 de abril.
Leia Mais
Vídeo que mostraria 'recepção a Lula em Portugal' foi gravado em Brasília e circula desde 2022Vídeo com carros incendiados não tem relação com MST; retrata operação contra garimpo em 2021É de Portugal, e não do Brasil, o projeto para destinar casas vazias para uso'Mentiroso. Lula fala que no dia da invasão estava em Araraquara', diz uma das publicações compartilhadas no TikTok, no Kwai, no Facebook, no Instagram e no Twitter.
A alegação também foi encaminhada ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem enviar conteúdos vistos em redes sociais, se duvidarem de sua veracidade.
As alegações de que Lula não esteve em Araraquara em 8 de janeiro de 2023 circulam depois que Alexandre de Moraes, magistrado do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a quebra de sigilo das imagens feitas pelas câmeras no Palácio do Planalto durante as invasões.
As imagens em que Lula é visto no Palácio do Planalto - feitas pelo circuito interno do prédio da Presidência - após a depredação foram amplamente divulgadas pela mídia. Nelas, é possível constatar o horário do registro, às 21h32. A tarja com o horário também pode ser vista em algumas das versões das imagens que circulam nas redes.
Nesse horário, os vândalos que depredaram o local já haviam sido contidos e presos pelas forças de segurança do Distrito Federal.
Visita a Araraquara
Na agenda presidencial de 8 de janeiro constam a visita de Lula ao município de Araraquara às 14h30, o pronunciamento sobre os atos de vandalismo ocorridos naquele dia e a vistoria no Palácio do Planalto às 21h40.
A visita, feita em razão das fortes chuvas que geraram danos ao município, foi anunciada no site do Planalto em 7 de janeiro, quando foi iniciado o credenciamento para a imprensa.
A presença do presidente em Araraquara foi amplamente divulgada pela mídia (1, 2, 3) e nas redes sociais do prefeito do município, Edinho Silva (PT).
Por volta das 15h00, prédios públicos da Praça dos Três Poderes começaram a ser invadidos. Do município de Araraquara, Lula soube do ocorrido e fez a sua primeira coletiva de imprensa por volta das 18h00, demonstrando sua indignação com o caso. Durante a transmissão é possível ver o brasão da cidade no púlpito em que o presidente discursava.
Nas imagens da visita, nota-se que o presidente usa a mesma roupa com a qual apareceria mais tarde na vistoria no Palácio do Planalto.
Este conteúdo também foi verificado pelo Estadão Verifica e pelo Aos Fatos.
Referências
- Imagens de Lula no Palácio do Planalto divulgadas pela GloboNews
- Agenda oficial da Presidência
- Notícia sobre a visita de Lula a Araraquara publicada pelo g1
- Notícia sobre a visita de Lula a Araraquara publicada pela TV Brasil
- Publicação de Edinho Silva no Instagram
- Coletiva de imprensa de Lula em Araraquara
- Brasão da cidade de Araraquara