Um vídeo do grupo Sisters of Perpetual Indulgence dançando em uma cruz foi compartilhado milhares de vezes, desde 12 de junho de 2023, associado à Parada do Orgulho LBGT+ de São Paulo, que aconteceu em 11 de junho, e de cenas mostrando a participação de crianças no evento. Mas registros da imprensa e publicações nas redes sociais mostram que a encenação aconteceu em abril deste ano em um festival de Páscoa, na cidade norte-americana de San Francisco, e não tem qualquer relação com a celebração na capital paulista.
'Bloco 'criança trans importam' em sp. Qual a tara dessas pessoas com crianças?', diz a legenda de uma publicação com mais de 28 mil compartilhamentos no Facebook e no Instagram.
A sequência intercala imagens verdadeiras de crianças participando da Parada LBGT+ de São Paulo, em 11 de junho de 2023. Ao lado, há uma gravação do ator Carlos Vereza criticando o evento. No momento em que ele diz a frase 'ainda ironizam Jesus Cristo', é exibido um vídeo de duas pessoas dançando em uma cruz.
No entanto, a cena na cruz não aconteceu na Parada de São Paulo.
Uma busca reversa por um fragmento do vídeo levou a uma matéria do jornal Daily Mail. O texto explica que as imagens mostram uma apresentação de um grupo chamado Sisters of Perpetual Indulgence, que aconteceu em abril de 2023 durante um evento de Páscoa em San Francisco.
O AFP Checamos também encontrou uma foto, publicada no Instagram em 9 de abril de 2023 pelo jornal San Francisco Chronicle, que mostra as duas pessoas que aparecem no vídeo viral. A legenda igualmente diz que os registros foram feitos em um festival de Páscoa no Dolores Park, em San Francisco.
Com base nessas informações, o AFP Checamos também identificou uma publicação no Facebook, de 18 de abril de 2023, que mostra a apresentação do grupo de um outro ângulo.