Após aliados de Jair Bolsonaro (PL) iniciarem, em 23 de junho, uma campanha nas redes sociais pedindo doações via PIX ao ex-presidente, circula nas redes sociais a alegação de que essa conta teria sido bloqueada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Essa afirmação é baseada em uma suposta manchete do veículo Poder 360, e foi compartilhada mais de 1,2 mil vezes. Mas trata-se de uma montagem: o site jornalístico não publicou nenhuma notícia nesse sentido, e o STF confirmou à AFP que não existe uma decisão de Moraes sobre o PIX do ex-presidente.
Leia Mais
Governo proibiu a circulação de caminhões e ônibus com mais de 20 anos?Igreja dos EUA foi atingida por um raio durante cerimônia de casamento gay?Encenação na cruz não foi na Parada do Orgulho de SP, mas nos EUA em abrilVacina contra a hepatite B contém óxido de grafeno e 'envenena'?
O conteúdo circula após aliados do ex-mandatário terem iniciado uma campanha nas redes sociais divulgando a chave PIX utilizada por Bolsonaro para pedir doações ao ex-presidente. O dinheiro, de acordo com a campanha, seria para ajudar Bolsonaro a pagar multas judiciais.
Leia: Mulher erra PIX e transfere R$ 3,5 mil para Bolsonaro
Mas buscas no site do Poder 360 pelas palavras-chave 'moraes + pix' e 'alexandre de moraes' não trouxeram resultados compatíveis com a manchete viral.
Pesquisas por notícias publicadas por outros veículos de mídia tampouco levaram a manchetes semelhantes envolvendo Moraes e a conta do ex-presidente.
Uma comparação entre o conteúdo que circula nas redes sociais e uma notícia de fato publicada pelo Poder 360 em 23 de junho, na versão para dispositivos móveis, indica que a imagem viral foi manipulada. Na notícia verdadeira publicada pelo site, o subtítulo, por exemplo, aparece em itálico:
Uma busca no site do STF pelo termo 'PIX' tampouco trouxe algum resultado compatível com a manchete difundida nas redes.
Leia: Deputado na CPMI: 'Estamos chegando ao presidente Bolsonaro'
Procurada, a assessoria de imprensa da Suprema Corte afirmou ao AFP Checamos em 26 de junho que 'não existe decisão do ministro Alexandre de Moraes sobre PIX do ex-presidente Jair Bolsonaro'.
O Poder 360 também confirmou ao Checamos, em 27 de junho, que não veiculou essa notícia.