É falso que o Produto Interno Bruto (PIB) tenha sofrido uma queda de 1,5% nos primeiros meses de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), diferentemente do que alegam publicações que somam mais de 2,1 mil interações nas redes sociais desde 20 de junho de 2023. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão que calcula esse índice de crescimento econômico, no primeiro trimestre deste ano foi registrada uma alta de 1,9%. A expansão também foi observada na comparação com o mesmo trimestre de 2022 e com os quatro trimestres anteriores.
'PIB do Brasil despenca 1,5% com sistema do governo Lula', afirmam publicações compartilhadas no Instagram e no Facebook.
Em 1° de junho de 2023, o IBGE divulgou o PIB do primeiro trimestre de 2023. Mas, ao contrário do que afirmam as publicações virais, o índice não 'despencou'.Na verdade, de acordo com dados do IBGE, foi registrada uma alta.
'No primeiro trimestre de 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,9% em relação ao trimestre anterior, na série com ajuste sazonal', informa o texto do instituto.
Na comparação com o mesmo trimestre de 2022, 'o PIB cresceu 4,0%'. E no 'acumulado dos quatro últimos trimestres, o PIB subiu 3,3% ante os quatro trimestres imediatamente anteriores', acrescenta o informe.
Uma busca pelos termos 'PIB', 'despencou' e '1,5%' levou aos dados publicados pelo IBGE em maio de 2020 relativos ao primeiro trimestre daquele ano, quando o índice recuou 1,5% na comparação com o quarto trimestre de 2019.
Esse conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.