Uma sequência que mostra Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), entrando em um carro à noite enquanto é xingado por pedestres não foi filmada durante a sua viagem a Roma em julho de 2023. No entanto, publicações com essa alegação foram visualizadas mais de 20 mil vezes nas redes sociais desde 15 de julho de 2023, após a denúncia de agressão ao magistrado e a seu filho no aeroporto internacional da capital italiana. Na verdade, o vídeo viral corresponde a uma passagem de Moraes por Nova York, em 13 de novembro de 2022.
'Alexandre de Moraes é alvo de críticas com gritos e xingamentos por brasileiros em Roma', diz o texto sobreposto às imagens que foram compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Twitter, no Kwai e no TikTok.
Leia Mais
Cantora do ABBA, não cientista política norueguesa. fala do Brasil em vídeoVídeo desinforma sobre multivacinação; campanha acontece todo ano e não é compulsóriaFórum Econômico Mundial não anunciou a abolição da moda até 2030O magistrado esteve em Roma para uma palestra na Universidade de Siena, em 14 de julho de 2023, e sofreu ataques com sua família no aeroporto da capital, como informaram meios de comunicação (1, 2). Após o episódio, três pessoas se tornaram alvo de inquérito da Polícia Federal, que investiga o caso.
Mas o vídeo compartilhado nas redes sociais não é atual e nem ocorreu em Roma.
Uma busca reversa de imagens por fragmentos do vídeo utilizando a plataforma InVID-WeVerify* levou a uma gravação publicada em 14 de novembro de 2022 no canal do Poder360 no YouTube com a mesma cena envolvendo o ministro, em 13 de novembro.
Na ocasião, Moraes estava em Nova York e, de fato, foi alvo de protestos, sendo xingado e chamado de 'ladrão', como noticiado pela imprensa à época, com as mesmas imagens, acompanhadas de outras filmagens de ataques ao magistrado na cidade (1, 2).
Além disso, em registros publicados em 2022 nas redes sociais, é possível ver que Moraes é hostilizado por pessoas que se concentravam do lado de fora do restaurante francês Gaby, na 45th Street, em Manhattan. Nos vídeos que circulam em 2023, a imagem do magistrado saindo do restaurante foi cortada.
Mas uma busca no Google Maps pela fachada com a inscrição 'Book Off', vista na cena viralizada, levou à imagem de uma livraria, com o mesmo nome e logotipo, também localizada na 45th Street e que fica em frente ao restaurante Gaby, em Nova York.
Conteúdo semelhante foi verificado por Aos Fatos e Reuters.
*Depois que a extensão InVID-WeVerify estiver instalada no navegador Chrome, clique com o botão direito do mouse na imagem e o menu suspenso se oferece para iniciar uma pesquisa em vários navegadores.