Uma entrevista com a cantora norueguesa Anni-Frid Lyngstad, ou Frida, foi compartilhada mais de mil vezes nas redes sociais desde novembro de 2022 como se mostrasse uma cientista política falando sobre o Brasil. Nos conteúdos virais, que voltaram a circular em julho de 2023, a artista é descrita como 'Frida Ruzzo', uma acadêmica que pesquisaria eleições democráticas no Ocidente e que apontaria a 'maior fraude eleitoral presidencial da história' no Brasil. Mas, na entrevista original, a integrante da banda sueca ABBA fala sobre o lançamento de novas músicas.
'Vexame mundial Cientista política norueguesa Frida Ruzzo fala sobre fraude eleitoral, censura e o destino do Brasil', lê-se no texto sobreposto ao vídeo em uma das publicações no Twitter.
O conteúdo também circula no Facebook, no Instagram, no Kwai, no YouTube e no LinkedIn.
Leia Mais
Fórum Econômico Mundial não anunciou a abolição da moda até 2030Lula não tem 249 milhões de euros no Banco do VaticanoPublicações tiram de contexto fala de ministro do TSE para alegar que urnas foram fraudadasVídeo desinforma sobre multivacinação; campanha acontece todo ano e não é compulsóriaSegundo essa tradução, a 'cientista política' é questionada sobre como encara a situação das eleições 'deste ano' no Brasil, em referência à eleição presidencial de 2022, vencida por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A isso, a entrevistada teria respondido que tem receio de comentar sobre o tema, mas que, acima de tudo, sabe que está 'diante da maior fraude eleitoral presidencial da história'.
Ainda segundo a legenda, a entrevistada teria acrescentado que isso pode ser visto como um 'experimento' com a população, que seria alvo de estudo de outra suposta acadêmica, Sophia Marthroom.
Mas essa legenda não tem relação alguma com o que é, de fato, dito na entrevista, que tampouco foi feita com uma cientista política.
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no motor de busca Yandex levou a um vídeo publicado no YouTube pelo usuário '@ABBAFan', intitulado, em tradução livre para o português: 'Frida no Skavlan - 26/09/2014'.
O AFP Checamos, então, localizou a entrevista original, publicada em 26 de setembro de 2014 no canal do apresentador norueguês Fredrik Skavlan. Diferentemente do que alegam as publicações, a entrevistada não é uma cientista política, e sim a cantora Anni-Frid Synni Lyngstad, integrante da banda sueca ABBA, mais conhecida como 'Frida'. Ela foi casada com o príncipe suíço Heinrich Ruzzo, sobrenome usado nos conteúdos virais.
O vídeo original contém legendas em inglês. No trecho viralizado, é possível ver que, na realidade, o apresentador pergunta a Frida quando ela irá lançar novas músicas. A cantora, então, responde que aprendeu a 'nunca dizer nunca', e que está em uma idade em que decidiu levar a carreira de forma mais leve, apesar de gostar de cantar.
Em seguida, Frida diz que participou de uma canção para a celebração dos 150 anos da primeira subida na montanha 'Matterhorn', localizada na região da cidade onde vive.
Esse fragmento da entrevista é traduzido nas publicações falsas como uma referência à suposta acadêmica 'Sophia Marthroom'. O AFP Checamos não encontrou nenhum registro de uma pesquisadora com esse nome.
O AFP Checamos já verificou outro conteúdo que trazia legendas falsas para a entrevista de outra integrante da banda ABBA nesse mesmo talk show.