Em 31 de julho de 2023, o Jornal Nacional noticiou que o ministro Fernando Haddad devolveu uma estátua dada pelo governo da Arábia Saudita. Em seguida, publicações com milhares de visualizações nas redes sociais passaram a alegar que o noticiário da TV Globo omitiu a informação de que o presente foi restituído por recomendação da Receita Federal. Mas as postagens são embasadas em um trecho editado do telejornal. Originalmente, o apresentador William Bonner disse que Haddad estava seguindo uma orientação da Receita e que o presente pode ser reenviado, desde que siga o trâmite exigido pela lei.
'Globo não esquece Bolsonaro', lê-se no texto sobreposto a um vídeo que circula no Instagram, no TikTok e no Kwai. Na sequência, o apresentador William Bonner, do Jornal Nacional, noticia que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, devolveu uma estátua de onça de ouro dada pelo governo da Arábia Saudita.
Leia Mais
Vídeo sobre 'pacto demoníaco' é compartilhado como se mostrasse ministroAgência de notícias italiana não publicou que filho de Alexandre de Moraes agrediu empresárioFilho de Rita Lee não associou câncer da artista à vacina anticovid; sua fala foi distorcidaVídeo não mostra gritos de 'Lula ladrão' na ONU; o áudio foi alteradoGravação com ação policial viraliza nas redes sociais como se fosse realPosts distorcem regras do Programa Desenrola BrasilMovimento separatista do sul realizará consulta popular em 2023?
A notícia repercutiu nas redes sociais com comparações com o caso das joias apreendidas pela Receita Federal em 2021. O presente do governo saudita ao então presidente Jair Bolsonaro (PL) foi trazido para o Brasil de maneira ilegal pela comitiva do ex-mandatário.
Por meio de uma busca por palavras-chave, o AFP Checamos localizou o vídeo original do telejornal, veiculado no último dia 31 de julho.
Leia: Banco Central reduz taxa básica de juros pela primeira vez em três anos
Na íntegra da reportagem é possível ver que Bonner informou, sim, que a estátua foi restituída 'por orientação da Receita Federal', mas que esse trecho foi cortado da versão que circula nas redes.
'Por orientação da Receita Federal, o ministro Fernando Haddad devolveu à embaixada da Arábia Saudita a escultura dourada de uma onça que o ministro saudita de Investimentos lhe havia entregado horas antes em São Paulo', disse Bonner.
Leia: Levantamento aponta que idosos foram os que mais quitaram dívidas em junho
Na sequência, o apresentador acrescentou que o vice-presidente, Geraldo Alckmin, devolveu uma estátua de camelo também recebida do governo saudita.
As estátuas foram entregues pelo ministro de Investimentos da Arábia Saudita, Khalid al-Falih. Segundo a Agência Brasil, o governo saudita pode reenviar o presente, desde que avise com antecedência e siga o protocolo exigido pela lei brasileira.