Jornal Estado de Minas

CHECAMOS

Vídeo de pessoas cantando não mostra um 'levante da direita' mundial, e sim campanha ambientalista

Uma paródia da música 'Bella Ciao' não foi cantada durante um 'levante da direita internacional', diferentemente do que alegam postagens visualizadas mais de 12 mil vezes desde o dia 10 de agosto de 2023 nas redes sociais. O trecho compartilhado foi, na verdade, extraído de uma campanha organizada em 2012 que pedia medidas governamentais mais efetivas contra as mudanças climáticas.

'ESSA MÚSICA TÁ SENDO CANTADA NO MUNDO INTEIRO.UM VERDADEIRO LEVANTE DA DIREITA INTERNACIONAL! (...) O PLANETA ACORDOU,E PERECEU O MAL QUE A ESQUERDA FAZ NAS VIDAS DOS SERES HUMANOS', diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no TikTok, no Kwai e no X (antes Twitter). 





Na sequência, vê-se uma multidão sendo regida por um maestro enquanto canta uma paródia da música 'Bella Ciao'. Em tradução livre do inglês, a letra da canção diz que é preciso 'abrir os olhos', 'construir um futuro melhor', que o 'planeta tem um problema' e que 'tudo isso' deve ser resolvido e feito 'agora'

No entanto, ao contrário do que afirmam usuários nas redes sociais, as pessoas que aparecem no vídeo não estão participando de um 'levante da direita internacional': trata-se de uma campanha ambientalista. 

Uma busca reversa por capturas de tela usando a ferramenta InVid-WeVerify* levou a uma   no YouTube publicada em 15 de outubro de 2012 intitulada 'Clip Sing for the Climate'.

O vídeo faz parte do projeto 'Sing for the Climate' — Cante pelo clima, em tradução livre do inglês.





Segundo o site da campanha, a ação reuniu mais de 300 mil pessoas para cantar a música 'Do it Now' — Faça isso agora, em tradução livre do inglês. O clipe foi um manifesto para que as autoridades governamentais tomassem atitudes mais efetivas sobre as mudanças climáticas. 

À época, a ação foi reportada por um veículo especializado em meio ambiente.  

Referências