Um vídeo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é recepcionado por uma multidão em Belo Horizonte, Minas Gerais, não foi feito em sua visita à capital mineira no final de agosto de 2023, como sugerem publicações visualizadas mais de 338 mil vezes nas redes sociais desde então. A gravação data, na verdade, de 29 de outubro de 2022, véspera do segundo turno da eleição presidencial daquele ano. A mesma sequência foi publicada pelo então mandatário em suas redes sociais na época.
'Bolsonaro hoje em Belo Horizonte, Minas Gerais' diz o texto sobreposto ao vídeo compartilhado no Facebook, no Kwai, no Instagram, no TikTok e no X (antes Twitter).
Nas imagens, um grande aglomerado de pessoas vestidas de verde e amarelo entoam as palavras 'mito, mito', enquanto Bolsonaro passa em um veículo aberto. Em determinado momento, vê-se Bolsonaro ao lado de Romeu Zema, governador de Minas Gerais.
O conteúdo circula em meio à visita de Bolsonaro à capital mineira para receber o título de cidadão honorário do estado. A cerimônia foi realizada em 28 de agosto de 2023 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Leia: Zema entrega cidadania honorária a Bolsonaro: 'Conte com Minas Gerais'
Mas as imagens viralizadas não foram feitas durante essa viagem.
Uma busca por palavras-chave mostrou que o mesmo vídeo havia sido publicado em 29 de outubro de 2022 no perfil de Bolsonaro no Facebook. A gravação, de pouco mais de seis minutos de duração, mostra o político acenando para apoiadores às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais.
Leia: 'Zema está mais feliz': afirma Bolsonaro sobre vida amorosa de governador
Naquela data, o então candidato à reeleição encerrou a sua campanha eleitoral.
Uma comparação entre fragmentos do conteúdo viral e o registro original permite observar os mesmos elementos:
Outros registros publicados por veículos locais e usuários nas redes em outubro de 2022 mostram o mesmo momento sob diferentes ângulos.
Leia: Clima esquentou: apoiadores de Lula e Bolsonaro se estranham em BH
Em agosto de 2023, foram registradas manifestações contra e a favor do ex-presidente durante sua passagem por Belo Horizonte (1, 2).
Este conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.