Jornal Estado de Minas

CHECAMOS

Imagens de enchentes em diversos lugares do mundo são falsamente associadas ao RS

Um vídeo que reúne registros de enchentes em diferentes lugares do mundo foi visualizado mais de 500 mil vezes como se mostrasse as consequências do ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul no início de setembro de 2023. Contudo, por meio de uma busca reversa de imagem, a AFP verificou que todos esses registros são anteriores à passagem da tempestade pelo estado, e foram associados a eventos climáticos que aconteceram em diferentes lugares do mundo.

'O país está devastado', diz o texto sobreposto a um vídeo compartilhado no Facebook, no Instagram, no TikTok e no Kwai.





A sequência exibe uma série de imagens de ruas inundadas e enxurradas arrastando carros, pessoas e destroços, enquanto um homem diz: 'O Rio Grande do Sul está assolado, já são mais de cem mil pessoas desabrigadas'.

As publicações começaram a circular depois que um ciclone extratropical atingiu 98 municípios do Rio Grande do Sul no último dia 4 de setembro, causando a inundação do rio Taquari. Até o momento de fechamento desta matéria, são 47 mortes, 4.898 desabrigados e mais de 20 mil desalojados.

Imagens feitas pela AFP mostram os danos causados a residências, pontes e estradas no estado.

Os registros vistos na sequência viral, no entanto, foram encontrados pelo AFP Checamos em publicações anteriores ao ciclone do Rio Grande do Sul, relacionadas a diferentes regiões do mundo.





O vídeo começa exibindo carros submersos por água em uma rua. A mesma imagem foi encontrada em uma publicação chinesa relacionada a um tufão que atingiu a cidade de Pequim. O alagamento aconteceu em julho deste ano e também repercutiu na imprensa brasileira.

Outras imagens de ruas alagadas e de correntezas levando carros e destroços também foram localizadas em publicações de agosto deste ano e de julho de 2017, associadas a eventos climáticos na China.

Também é exibida a filmagem de uma enchente em uma região rural. A sequência é compartilhada desde julho de 2023. Não foram encontradas informações sobre a localização do registro. Mas, em um frame, é possível ver uma placa com caracteres orientais.





Captura de tela em 14 de setembro de 2023 de uma publicação no TikTok

A sequência também mostra um homem sendo salvo de uma correnteza. O resgate foi filmado em agosto de 2022, no municipio mexicano de Cumpas, segundo informações de portais da região.

Em outra parte do vídeo, é possível ver um cachorro no meio de uma enchente. A filmagem circula na rede social indiana ShareChat desde agosto deste ano, mas o AFP Checamos não conseguiu encontrar a sua localização.

Referências

15 de setembro de 2023Ajusta descrição de imagem no nono parágrafo