(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Fábrica da Coca-Cola em João Pessoa fechou em 2019, não em 2023

O fim das atividades da unidade foi anunciado em novembro de 2019, causando 80 demissões na época


30/10/2023 17:33 - atualizado 30/10/2023 17:33
436


 

Captura de tela feita em 25 de outubro de 2023 de uma publicação no Facebook
Captura de tela feita em 25 de outubro de 2023 de uma publicação no Facebook (foto: Reprodução)
Um artigo sobre o encerramento da linha de produção da fábrica Solar Coca-Cola em João Pessoa, na Paraíba, foi compartilhado mais de 10 mil vezes nas redes sociais desde 11 de outubro de 2023 como se o fechamento fosse recente. Contudo, o fim das atividades da unidade fabril foi anunciado em novembro de 2019, causando 80 demissões na época. Atualmente, a estrutura comercial e logística da unidade seguem funcionando.

 

'Coca-Cola acaba de anunciar fechamento da fábrica', lê-se no texto sobreposto a um vídeo que circula no Instagram, no Facebook, no X (antes Twitter), no TikTok e no YouTube.

 

'[...] Após longos anos no mercado, a Solar Coca-Cola decidiu fechar sua unidade. Eu vivi pra ver isso, mas a economia tá bombando, o desemprego tá caindo. Só na cabeça desses petistas', diz um homem na sequência.

 

No entanto, o fechamento da fábrica ocorreu em 2019, não em 2023.

 

Por meio de uma busca por um trecho do texto que é lido pelo usuário no vídeo viral, o AFP Checamos localizou um artigo publicado pelo site TV Foco em 11 de outubro de 2023 intitulado: 'Desativada para sempre: O fechamento de fábrica da Coca-Cola no Brasil, demissão e comunicado da empresa'.

 

Leia: Lula sobre um ano da vitória contra Bolsonaro: 'A vida melhorou' 

 

Apesar de ter sido publicado recentemente, o texto informa que o encerramento das atividades da fábrica Solar Coca-Cola em João Pessoa aconteceu em 2019.

 

Também foram encontradas notícias sobre o fechamento da Solar publicadas em portais locais em novembro de 2019 (1, 2, 3).

 

Leia: Vereadora recebe mais ameaça e pode entrar em programa federal de proteção 

 

Segundo as informações reportadas, a unidade industrial e a linha de produção de refrigerantes foram extintas, causando a demissão de 80 pessoas. Porém, as estruturas comercial e logística, que empregavam cerca de 450 funcionários, foram mantidas.

 

Em nota divulgada pelos portais na época, a empresa informou que a decisão foi tomada por 'questões mercadológicas', com o intuito de preservar a sustentabilidade do negócio.

 

Procurada pelo AFP Checamos, a assessoria de imprensa da Coca-Cola confirmou que o encerramento da unidade fabril aconteceu em 2019 e acrescentou que, atualmente, a Solar segue operando normalmente em João Pessoa.

Referências


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)