Pelo terceiro ano consecutivo, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) está capacitando seus funcionários para serem agentes multiplicadores no combate à dengue. Nesta sexta-feira 106 funcionários lotados na sede e nos postos do órgão participaram de um curso sobre a prevenção da propagação do mosquito Aedes aegypti, ministrado por profissionais de saúde.
Segundo a coordenadora de Educação do Detran-RJ, Janete Bloise, os funcionários capacitados ficarão responsáveis pela vistoria constante nas instalações abertas do departamento, como depósitos, e vão repassar as informações recebidas para as suas comunidades e amigos.
O projeto é feito em parceria com a Secretaria de Saúde do estado. “Em 2009, quando houve uma epidemia aqui no Rio, o Detran resolveu fazer a sua parte. Solicitou num primeiro momento uma vistoria da Defesa Civil em todas suas instalações abertas e selou essa parceria com a Secretaria de Saúde a fim de capacitar o próprio funcionário do Detran para estar vigilante com as condições de limpeza do ambiente”, destacou a coordenadora.
Segundo Janete, o maior mérito do curso, que tem duração de três horas e inclui exibição de vídeos e distribuição de material explicativo, é conscientizar as pessoas de que o combate à dengue é uma responsabilidade individual e coletiva, e não apenas do Estado.
Foram convocados dois funcionários de cada setor do departamento. A ideia é que representantes de todos os postos da região metropolitana e os lotados nos municípios com maior incidência da dengue participem do treinamento.
Segundo a Secretaria de Saúde, no estado do Rio há 20.150 suspeitas de dengue, 14 casos de dengue hemorrágica e quatro municípios com epidemia: Bom Jesus de Itabapoana, no noroeste fluminense, com média de 2.447,4 casos por 100 mil habitantes; Cantagalo, no norte fluminense (1.321,5 casos/100 mil habitantes); Santo Antônio de Pádua, no noroeste do estado (1.158,5 casos/100 mil habitantes); e Magé, na Baixada Fluminense (599,6 casos/100 mil habitantes).