Uma cobra-do-milho ('Elaphe guttata') - Foto: Domínio públicoFuncionários dos Correios em Londrina, no interior do Paraná, encontraram sete cobras da espécie americana cobra-do-milho dentro de uma caixa. A embalagem foi enviada do Rio de Janeiro, por Sedex, para um morador de Uraí, cidade paranaense a cerca de 40 quilômetros de Londrina. As cobras foram descobertas após uma denúncia. No centro de triagem, os raios-X mostraram os animais, que eram transportados irregularmente.
Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e policiais federais acompanharam a entrega da encomenda na tarde de quinta-feira. O destinatário, de 18 anos, que não teve o nome divulgado, foi preso em flagrante quando chegou aos Correios. Na casa dele foram encontradas outras seis cobras da mesma espécie, um lagarto também exótico, oito quelônios (tartarugas e semelhantes) e uma jiboia, além de animais empalhados.
Também foram encontradas várias armas de caça, na maioria peças de coleção. O acusado foi autuado por introdução de animais exóticos sem autorização e por manter animais nativos em cativeiro e em depósito. As multas somaram R$ 12,3 mil. Ele prestou depoimento à Polícia Federal em Londrina. Caso haja condenação, pode ser preso.
Segundo o Ibama, pessoas interessadas em adquirir animais como esses precisam procurar criadouros legalizados.