Boletim divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria de Saúde do Paraná confirma nove mortes em decorrência da dengue este ano. Até agora, foram confirmados 4.532 casos da doença (4.389 autóctones e 143 importados) entre 23.350 casos suspeitos.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, a situação é de alerta em 12 municípios considerados de alto risco. %u201CNesses locais pode haver aumento ainda mais significativo da doença nas próximas semanas. Eles [municípios] já estão com altos índices de infestação e muitos casos notificados, se não forem tomadas medidas urgentes a situação pode se agravar %u201C afirmou.
Os 12 municípios listados como de alto risco para dengue são: São Miguel do Iguaçu, Florestópolis, Astorga, Cambé, Leópolis, Bela Vista do Paraíso, Maripá, Medianeira, Marialva, Paiçandu, Cascavel e Sarandi. Em todos foram confirmados casos autóctones - contraídos no município, o que caracteriza circulação viral.
O superintendente afirmou que estão programadas diversas ações de combate à dengue nos próximos dias no estado. Entre as iniciativas está a capacitação de pessoal nos municípios mais infestados.
Serão adotadas medidas de controle buscando prevenir e minimizar o impacto da doença. Sezifredo Paz destaca ainda a importância da participação da população nessas iniciativas. %u201CTodos devem colaborar eliminando criadouros, não manter compartimentos com água parada e, diante de qualquer sintoma da doença, procurar um posto de saúde.%u201D