A Secretaria de Educação do Rio está montando um cronograma de volta gradativa às aulas para que os alunos da Escola Municipal Tasso da Silveira sofram o menos possível com a readaptação. Nesta terça-feira, a secretária de Educação, Cláudia Costin, reuniu-se com a direção da escola e psicólogos para discutir o retorno das atividades.
Segundo ela, o período de readaptação dos alunos à escola deve durar pelo menos três semanas e as aulas devem recomeçar gradativamente. %u201CEstamos montando um cronograma. Na segunda-feira [18], uma das turmas retorna. Na terça [19], retornam duas e, assim, progressivamente. Vamos ter, aproximadamente, três semanas de readaptação dos alunos. Os psicólogos nos recomendaram que não se reunisse todas as crianças no mesmo momento para evitar a superexposição%u201D, disse.
Nesta terça, cerca de 60 profissionais, entre psicólogos e assistentes sociais, fizeram um trabalho de acolhimento para receber os professores da escola. O colégio também foi aberto para receber alunos e mães que buscavam o material escolar deixado pelos filhos no dia do ataque do atirador, que entrou na escola atirando contra os alunos.
Cláudia Costin disse que a escola está passando por uma reforma, recebendo pintura e mudança de portas. Outra alteração será feita na destinação das duas salas de aula que foram alvo do atirador. Esses recintos serão usados, a partir de agora, como sala de atividades e laboratório de informática.
%u201CVai haver um psicólogo residente que vai ficar dentro da escola o tempo todo, vai haver atividades culturais em que, com arteterapia, os alunos possam expressar seus sentimentos, fazer intervenções artísticas, murais, poemas, para trabalhar um pouco tudo o que eles passaram%u201D, contou a secretária.
Na reunião, ficou decidido também que as provas bimestrais estão suspensas e que haverá reposição de conteúdo no momento em que os psicólogos perceberem que os alunos estão prontos para voltar a aprender.