Os voos do Brasil para Buenos Aires, Montevidéu, Santiago e Lima foram cancelados nesta quinta-feira devido às cinzas expelidas pelo vulcão chileno Puyehue, que também paralisaram os aeroportos do sul do país.
A TAM prossegue com seus voos suspensos para os aeroportos de Buenos Aires e Montevidéu, pelo menos até as 12h de sexta-feira, revela o site da companhia aérea.
Também foram cancelados os voos da TAM para Porto Alegre entre 21h de quinta e 10h de sexta-feira devido à nuvem de cinzas que se desloca pelo espaço aéreo da região.
A Gol tomou a mesma decisão e suspendeu seus voos para os mesmos destinos, e também para Santiago do Chile e Lima.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as cinzas vulcânicas procedentes do Chile já estão na região da Campanha, no Rio Grande do Sul, e nas próximas horas devem chegar a Porto Alegre.
Todos os voos internacionais e domésticos dos aeroportos de Buenos Aires foram suspensos nesta sexta-feira em consequência das cinzas procedentes do Puyehue.
A nuvem vulcânica também atingiu o Uruguai e provocou o cancelamento da maioria dos voos do Aeroporto Internacional de Montevidéu.
"Todos os voos dos aeroportos Jorge Newbery (domésticos e países de fronteira) e internacional de Ezeiza foram suspensos na manhã desta sexta porque a nuvem vulcânica está sobre Buenos Aires", disse um funcionário da empresa 'Aeropuertos 2000', que opera os dois terminais.
Os aeroportos da Patagônia (sul) permanecem fechados desde a erupção do vulcão Puyehue, no sábado.
As cidades turísticas de Bariloche e de Villa Angostura, esta última a 40 km do vulcão chileno Puyehue, são as mais afetadas pelo fenômeno.