Os especialistas distinguiram quatro tipos de violência no estudo: a violência conjugal, o estupro, outros tipos de violências sexuais, e o assédio. Fizeram a mesma coisa para as enfermidades mentais, separando a ansiedade grave, a depressão e o consumo de drogas.
O estudo aponta que 69% das mulheres que sofreram dois dos tipos de violências classificadas têm problemas mentais ao longo de sua vida, e o nível aumenta até 89,4% nas mulheres que sofreram três tipos de violências", destaca Rees. O nível de mulheres que têm doenças mentais, mas não sofreram agressões sexuais, é de 28%, diz a psiquiatra.
A taxa de tentativas de suicídio é de 1,6% em mulheres que não sofreram violências sexuais, enquanto que alcança os 6% nas que sofreram algum tipo de violência e 34% em mulheres vítimas de três ou quatro agressões.
Esta pesquisa é a mais completa jamais realizada a partir de uma amostragem representativa e pode ser extrapolada para outros países que tenham características semelhantes com a Austrália.