Jornal Estado de Minas

Bonde do Santa Teresa é periciado após acidente com cinco mortes

Mais de 50 pessoas ficaram feridas e foram encaminhados para hospitais do Rio de Janeiro

O bonde de Santa Teresa é periciado pela polícia neste domingo. Um trecho da Rua Joaquim Murtinho, na Altura da Rua Francisco Muratori, no Centro do Rio de Janeiro, ficará interditado até o fim dos trabalhos. No sábado, a composição descarrilou e tombou, deixando cinco mortos e mais de 50 feridos.
Um caminhão munck – que é capaz de erguer objetos pesados – está no local para desvirar o bonde, dando continuidade à perícia das equipes do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), iniciada por volta das 6h deste domingo.

Obonde será transportado por outro caminhão para a garagem, onde continuará a ser periciado. Ainda segundo a polícia, os trabalhos devem seguir na segunda-feira. O laudo deve sair em 30 dias.

O acidente

O acidente ocorreu por volta das 16h. O bondinho descia a Rua Joaquim Murtinho, rumo aos Arcos da Lapa, quando, em uma curva acentuada à esquerda, descarrilou, de acordo com o relato de testemunhas. Uma das hipóteses em análise pela perícia, que prosseguia à noite, é que o veículo teria perdido o freio.

Após deixar os trilhos, o bonde derrubou um poste de energia, atingiu um muro e capotou. Na sequência de choques, o teto foi arrancado. O bondinho ficou aos pedaços. Muitos feridos ficaram presos às ferragens. Outros, atirados longe, foram socorridos inicialmente por pessoas que estavam no local.

Três ambulâncias do Corpo de Bombeiros prestaram os socorros iniciais. O motorneiro Nelson Correia da Silva, 57, morreu a caminho do Hospital Municipal Souza Aguiar. Três mulheres e um homem, passageiros da condução, morreram na hora.