O brigadeiro-do-ar da reserva Hermano Vianna, pai de Herbert Vianna, músico do grupo Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de ultraleve ao tentar pousar no Clube Esportivo de Ultraleves, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio), por volta das 16h30 desta terça-feira.
Em fevereiro de 2001, Herbert Vianna, então com 39 anos, e sua mulher, Lucy Needhan-Vianna, de 36, sofreram um acidente com um ultraleve em Angra dos Reis, no litoral fluminense. A aeronave, pilotada por Vianna, caiu no mar. Lucy morreu afogada e o músico ficou paraplégico.
Indenização no caso Hebert
A fabricante alemã de ultraleves Wd Flugzeugleichtbau foi condenada este ano a indenizar o cantor Herbert Vianna em R$ 400 mil pelo acidente de 2001.
Herbert ganhou a ação na qual afirmava que o aparelho, pilotado por ele, estava com problema de fabricação na cauda. Durante o processo, ele provou na justiça que outros ultraleves do mesmo modelo também caíram, fazendo com que o fabricante reconhecesse o defeito e fizesse o recall das aeronaves.
Uma perícia realizada pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) constatou que o ultraleve, do mesmo modelo da aeronave do cantor, tem o material da causa degradado quando submetido a temperatura superior a 40 graus.
Diante das provas, a 11ª Câmara Cível do Rio de Janeiro condenou o fabricante alemão a indenizar Herbert Vianna.
Colaborou Marcello Oliveira, do Vrum