Uma das medidas é o aumento em 47% da capacidade do espaço aéreo, em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Isso é possível por meio da redução do espaço entre as aeronaves. Também foram implementadas novas rotas entre as regiões sudeste, nordeste e Europa, otimizando o fluxo do tráfego aéreo.
Dentre outras mudanças estão a melhoria da infraestrutura aeroportuária, ampliação do acesso à informação pelos passageiros, reforço de pessoal nos aeroportos e gestão operacional integrada. Além disso, o novo terminal do aeroporto de Guarulhos, entra em operção dia 20 de dezembro. Ele terá acesso independente, aumentando a capacidade do aeroporto em 5,5 milhões de passageiros ao ano.
A Infraero informou também que intensificou os trabalhos para garantir a implantação de seis módulos operacionais até o fim do ano nos aeroportos de Campinas (SP), Guarulhos (SP), Vitória (ES), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Porto Alegre (RS), sendo que os cinco primeiros já foram inaugurados e o último será concluído em dezembro. Foram adquiridos micro-ônibus, elevadores veiculares para adaptação de micro-ônibus, veículos operacionais, carrinhos de bagagens, pórticos, aparelhos de raio-X.
Dentro do plano de ação também está previsto a redução do tempo de espera de check-in e de restituição de bagagens. As empresas se comprometeram a realizar aumento de equipes de atendimento.
Veja outras medidas a serem adotadas publicadas nesta sexta-feira
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai intensificar a atuação nos principais aeroportos brasileiros a partir de 16 de dezembro. Além do reforço na fiscalização, haverá também técnicos aptos a prestarem informações aos passageiros.
A ANAC tem promovido palestras para representantes das empresas aéreas e para o operador aeroportuário. O objetivo é unificar as orientações prestadas aos passageiros, além de esclarecer o que será foco da fiscalização durante a operação de final de ano.
As empresas aéreas também estão obrigadas a oferecer atendimento presencial nos aeroportos onde cada uma delas movimenta mais de 500 mil passageiros ao ano. A agência vai instalar banners com os principais direitos e deveres dos passageiros. Para registrar manifestações na ANAC, os passageiros contam com atendimento 24h por meio do telefone gratuito 0800-725-4445, inclusive em inglês e espanhol, ou pela internet www.anac.gov.br/faleanac.
A Infraero contratou 321 empregados das áreas de segurança aeroportuária, operações, navegação aérea e manutenção. A empresa fará ajustes na escala de serviço para reforçar a equipe de trabalho nos aeroportos e turnos de maior movimento operacional.
A Polícia Federal (PF) também vai aumentar as equipes disponíveis nos aeroportos de Brasília, Guarulhos, Galeão, Salvador e Porto Alegre. Todas as cabines de migração estarão em operação com o objetivo de agilizar o fluxo de passageiros.
Com Anac