A agressão de policiais militares a um estudante da Universidade de São Paulo provocou revolta na internet depois que um vídeo foi publicado no Youtube, na manhã dessa segunda-feira. As imagens mostram a violência do militar com um aluno negro que, junto com outros estudantes, ocupava o antigo prédio do espaço de convivência da USP em protesto à política de repressão da reitoria.
"O Nícolas era o único negro e o policial foi em cima dele porque achou que não era aluno. Só quando ele mostrou a carteirinha é que o policial parou de agredir. A agressão foi por racismo", afirma o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da USP, Marcelo Pablito.
Assim que assistiu ao vídeo, ainda na segunda-feira, o comandante-geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, ordenou o afastamento dos policiais das ruas. O sargento da Polícia Militar André Luiz Ferreira e o soldado Rafael Ribeiro Fazolin foram ouvidos em sindicância, que será concluída em até 60 dias. Até lá, os PMs não voltarão às ruas. Outros dois policiais assumirão os postos dos agentes afastados. (Com informações de Agência Brasil)
Assista ao flagrante da agressão: