Jornal Estado de Minas

Reintegração de posse do Pinheirinho vira guerra

Um grupo de pessoas jogava pedras nas cerca de 20 tendas erguidas pela prefeitura


São Paulo
– Um veículo da TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo, foi queimado durante a reintegração de posse da invasão do Pinheirinho, em São José dos Campos (a 97 quilômetros de São Paulo), na manhã de ontem. A ação da Polícia Militar deixou pelo menos um ferido e 17 presos. A área, onde vivem cerca de 6 mil pessoas, é alvo de uma disputa entre os invasores e a massa falida de uma empresa, proprietária do terreno. Procurada, a TV Vanguarda confirmou que o carro foi queimado e disse que não havia feridos. A emissora informou que ainda não tem detalhes da ocorrência. Um outro veículo também foi queimado na entrada do bairro.
Manifestantes voltaram a enfrentar policiais à tarde, depois da desocupação do acampamento. Um grupo de pessoas jogava pedras nas cerca de 20 tendas erguidas pela prefeitura no Centro Esportivo da cidade quando guardas civis municipais chegaram para dispersar os manifestantes. Houve confronto e a polícia militar, com os guardas municipais, jogou bombas de efeito moral e balas de borracha para conter o grupo. O Batalhão de Choque voltou a fechar a entrada do acampamento e o Centro Esportivo foi cercado pelos policiais militares.

Pela manhã, uma pessoa ferida à bala foi encaminhada ao hospital municipal, onde passou por cirurgia. A PM chegou ao local por volta das 6h. Cerca de 1,8 mil agentes participaram da ação, que teve apoio da tropa de choque, de helicópteros e de PMs da cidade de São Paulo. Segundo a polícia, os moradores montaram barricadas e resistiram.

As famílias afirmaram que os policiais usaram balas de borracha e gás de pimenta.

JUSTIÇA FEDERAL


O Tribunal Regional Federal da 3ª Região suspendeu na sexta-feira a ordem de reintegração de posse da invasão Pinheirinho. A decisão também devolveu o caso para a Justiça Federal.

A Rodovia Presidente Dutra em São José dos Campos, sentido Rio, interditada na altura do km 154, no começo da tarde de ontem, por cerca de 300 pessoas contrárias à desocupação, foi liberada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).