Rio de Janeiro – O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, no estado do Rio de Janeiro, vai ter o apoio de veículos que auxiliarão os agentes de saúde. O Ministério da Saúde entregou nessa quinta-feira à Secretaria Estadual de Saúde 40 carros que serão distribuídos aos municípios que se comprometeram a executar as ações recomendadas pela secretaria, dentro da campanha Dez Minutos contra a Dengue.
“Há quatro meses, a Secretaria de Estado de Saúde entrou em contato com todos os prefeitos e comunicou que aqueles que cumprissem as metas de combate à dengue, em relação aos agentes de endemia, planos de contingência para assistência, montagem de centros de hidratação, entre outros ganhariam o carro”, disse o secretário Sérgio Côrtes.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o problema da demora no atendimento médico, em municípios com número pequeno de habitantes, é uma das prioridades do Ministério da Saúde. “Um esforço permanente em melhorar a saúde não só no Rio, mas em todo o Brasil. A população tem apontado alguns problemas na saúde, que são as prioridades do ministério. Por isso o tema do acesso é um tema de grande prioridade para todos nós”, disse.