Jornal Estado de Minas

Em assembleia, metroviários decidem não entrar em greve nesta segunda-feira

A decisão foi votada nesse domingo por 200 trabalhadores

Ricardo Taffner Thaís Paranhos Maria Júlia Lledó

Os metroviários decidiram não entrar em greve nesta segunda-feira. A categoria se reuniu em assembleia na noite desse domingo, na estação da Praça do Relógio, em Taguatinga, para tomar a decisão. Em 12 de dezembro, os trabalhadores paralisaram as atividades durante 37 dias.

Depois de muito debate, a maioria dos 200 trabalhadores presentes na assembleia avaliou que haveria um prejuízo para a categoria caso a greve fosse deflagrada. Os metroviários trabalharão normalmente hoje.

A interrupção dos trabalhos seria por conta do não cumprimento do acordo firmado na última paralisação. De acordo com o sindicato, na ocasião, o Ministério Público (MP) decidiu que a categoria deveria ter uma equiparação dos benefícios com as demais empresas públicas do governo. Os metroviários alegam que reuniões foram feitas, mas nenhuma proposta foi apresentada. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) deu então um 15 dias para o cumprimento do acordo. O sindicato alega que, no último dia estabelecido pelo prazo, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) apresentou propostas que não contemplavam os anseios da categoria.