Uma tripulante do navio MSC Armonia, que atracou em Santos na última quarta-feira, morreu na noite dessa sexta-feira no Hospital Ana Costa, na cidade do litoral paulista. Desde a internação, o quadro da paciente Fabiana Pasquarelli, de 30 anos, era considerado grave, razão pela qual ela vinha respirando com a ajuda de aparelhos. O diagnóstico não foi definido, uma vez que os médicos ainda aguardam o resultado de uma série de exames laboratoriais.
O corpo foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbitos, que funciona no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos. Em razão da morte e da suspeita de um eventual surto, já que cinco tripulantes do mesmo navio também foram internados, o Armonia foi inpecionado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Toda a tripulação foi vacinada e não teve autorização para descer do navio. Demorou mais de seis horas para que os passageiros, procedentes de um cruzeiro para Ilha Grande, no Rio de Janeiro e Ilhabela (SP), pudessem deixar a embarcação, após liberação da Anvisa. Eram mais de 2 mil passageiros.
O estado de saúde dos cinco tripulantes internados é estável e eles estão no quarto.
Por meio de nota, a MSC Cruzeiros esclareceu que apresentava tosse e febre, com diagnóstico inicial de pneumonia. A empresa lamentou o o ocorrido e afirmou que presta toda a assistência aos familiares e amigos da vítima. O comunicado deixa claro ainda que a empresa está acompanhando o trabalho das autoridades e aguarda os laudos definitivos.
A MSC Cruzeiros reforçou também que a Anvisa inspecionou o navio e o desembarque ocorreu normalmente. Os hóspedes do cruzeiro seguinte também embarcaram como previsto e o navio deixou o porto, sem atraso.