A morte dos cinco universitários que viajavam de São Mateus, no Espírito Santo, a Prado, na Bahia, na última sexta-feira, foi causada por um acidente de carro, segundo o tenente-coronel Ivanildo Silva, da Companhia Independente de Policiamento Especializado Mata Atlântica, na Bahia. "Em meus 28 anos de carreira na polícia nunca vi algo desse jeito que não seja acidente. As evidências são claras e concisas", afirmou. A perícia ainda não divulgou informação oficial da causa da morte.
Segundo Ivanildo, o carro provavelmente estava em altíssima velocidade. "Foi imprudência, porque a pista na região é sinuosa à esquerda e eles passaram direto, caindo de um despenhadeiro de 40 metros", destacou. De acordo com o tenente-coronel, o motor foi encontrado fora do veículo que estava muito amassado e de cabeça para baixo. Ele afirmou, ainda, que os estudantes estavam usando cinto de segurança e, pela posição das mãos, parecia que tentaram sair do carro. "Mas só a perícia pode dizer se eles morreram com o impacto ou por afogamento", disse.
Os universitários saíram de São Mateus por volta das 19h do dia 20 para a festa de aniversário da mãe de um dos jovens. Antes do acidente, o veículo modelo Punto, de cor bege, HAVIA visto pela última vez em em um posto de combustíveis em Pedro Canário.