De acordo com o inspetor De Lucas, do departamento de comunicação da PRF, serão utilizados radares móveis para fiscalizar excesso de velocidade. Os policiais também estarão atentos a abusos como as ultrapassagens proibidas, que respondem como uma das principais causas das colisões. De Luca acrescentou ainda que a fiscalização do consumo de bebidas alcoólicas será rigorosa, com todos os postos de fiscalização equipados com etilômetros (bafômetros).
O empresário Wilber Correa, que pretende pegar a estrada nesse feriadão com a família, entende que as operações para fiscalizar o consumo de álcool são muito importantes para evitar acidentes. “Com o feriado prolongado, o índice de pessoas que saem das cidades aumenta e, infelizmente, muitas dessas pessoas não têm responsabilidade e acabam consumindo bebida alcoólica. Mesmo as pessoas prudentes que viajam com suas famílias acabam correndo risco”, disse.
A PRF alerta aos motoristas para a necessidade de os motoristas portarem a documentação atualizada sua e do veículo, que deve estar com os equipamentos obrigatórios completos e em bom estado de conservação. Com relação ao comportamento nas estradas, a instituição relembra o dever de respeito à velocidade da via, a importância de atenção maior no momento das ultrapassagens e a proibição no uso de bebidas alcoólicas.