Jornal Estado de Minas

Homofobia foi causa de morte de 278 pessoas em 2011

Levantamento da Secretaria de Direitos Humanos contabilizou 278 assassinatos ligados à homofobia no ano passado. Parte do levantamento, ainda inédito, foi divulgada nessa quinta-feira- Dia Internacional da Cidadania LGBT - pela ministra Maria do Rosário. Entre outras fontes, o levantamento considerou ligações ao Disque Direitos Humanos (Disque 100) e à Central de Atendimento à Mulher (Disque 180).
Agressão

Na madrugada do último domingo, dois irmãos gêmeos que andavam abraçados em Camaçari, na Bahia, foram agredidos por um grupo de homens. Um deles não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A polícia suspeita que a motivação do crime seja homofobia.

Câmara

Gritos, bate-boca e muita confusão marcaram a audiência pública realizada nessa quinta-feira na Comissão de Seguridade da Câmara para discutir o Projeto de Decreto Legislativo 234/11, conhecido como Projeto de Cura Gay. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) se recusou a participar da audiência pública que discutiu se psicólogos podem ou não tratar pacientes gays que queiram mudar sua orientação sexual. A audiência pública foi marcada para discutir projeto de lei do deputado João Campos (PSDB-GO), que pretende rever uma resolução do CFP que proíbe que psicólogos emitam opiniões públicas ou tratem a homossexualidade como um transtorno. O CFP afirmou, em manifestação por escrito distribuída na audiência, que sua ausência se deveu à forma “antidemocrática” de condução do debate, afirmando que a maioria dos convidados a participar da mesa eram favoráveis à suspensão da resolução.

(Com Agência Estado)