Jornal Estado de Minas

Banhistas encontram pinguim em praia de Ipojuca, na Região Metropolitana de Recife

Diário de Pernambuco

- Foto: Adriano Artoni/Resgate Voluntario

Um pinguim foi encontrado no final da tarde dessa quinta-feira na praia de Serrambi, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife. A ave seria de uma das ilhas de Galápagos, no Oceano Pacífico, e teria se perdido em busca de alimentos no mar. Encontrado ainda com vida, morreu minutos depois de chegar na costa.

- Foto: Adriano Artoni./arquivo pessoalPesando aproximadamente 800 gramas e com 60 centímetros de altura, o pinguim fêmea foi levado à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) onde foi feita uma autópsia preliminar para se descobrir a causa morte. Segundo a médica veterinária, pesquisadora e professora doutora Rosilda Maria Barreto Santos, ela estava muito abaixo do peso e com parasitas no estômago e intestino. "É como se a pinguim tivesse perdido até suas reservas naturais de energia. Não apresentava ferimentos pelo corpo. Estava debilitada pela distância que percorreu. Pode ter morrido de fome", ressaltou.

Nesta sexta-feira serão feitos exames complementares nos parasitas encontrados. "Pode ser que eles estivessem se alimentando de tudo que ela comia, isso explicaria a desnutrição", explicou a veterinária. O resgate do pinguim foi feito pelo ambientalista voluntário Adriano Artoni.