O Distrito Federal quebrou o recorde de transplantes de coração na cidade. A marca foi quebrada esta semana quando Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) realizou 13 cirurgias em nove meses, duas a mais que o recorde anterior - de 11 procedimentos. Os tranplantes foram realizados na quarta e na quinta-feira. Todos os procedimentos ocorreram sem complicações.
No último caso, o coração veio de Campo Grande (MS) devido a interação do estados e a participação do Corpo de Bombeiros do DF, que conduziu o órgão de helicóptero do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek até o instituto.
O doador tinha 45 anos e faleceu após acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico na madrugada da última quarta. O órgão saiu de Campo Grande às 5h45, chegou a Brasília às 7h48 e, às 8h estava no ICDF. O transplante terminou por volta de meio-dia.
De acordo com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, este resultado demonstra a recuperação da infraestrutura da Central de Captação de Órgãos.