(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pesquisa mostra que mulheres ficam mais dependentes de cocaína

A pesquisa, feita pela Universidade Federal de São Paulo, ouviu 4.607 pessoas com mais de 14 anos em 149 cidades do Brasil


postado em 21/09/2012 07:12

São Paulo – A segunda parte da pesquisa Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, divulgada ontem, revelou que embora os homens sejam maioria entre os usuários de cocaína no Brasil, as mulheres ficam mais dependentes e usam a droga com mais frequência. Segundo a pesquisa, 6,8% dos homens já usaram cocaína aspirada uma vez na vida, contra 1,7% das mulheres. Entretanto, 40% delas dizem usar a droga mais de duas vezes por semana ou todo dia, número que entre os homens é de 24%. Além disso, 54% das mulheres ficaram viciadas na droga, contra 46% dos homens. A pesquisa, feita pela Universidade Federal de São Paulo, ouviu 4.607 pessoas com mais de 14 anos em 149 cidades do Brasil.

A psicóloga Clarice Madruga, coordenadora do trabalho, explicou que o organismo feminino aumenta a dependência da droga. Ela disse que estudos mostram que os hormônios femininos potencializam os efeitos da droga, o que causa maior dependência.

Outra razão para o vício feminino é que a variação hormonal causada pelo ciclo menstrual atrapalha as mulheres que tentam sair da dependência. “O corpo se adapta a uma configuração, quando a mulher interrompe o uso da droga, mas o ciclo menstrual muda e o corpo entende que deve mudar também. Isso confunde organismo feminino”, disse Madruga. A pesquisa aponta ainda que as mulheres tem maior tendência a misturar cocaína com álcool do que os homens

A primeira parte do levantamento, divulgada no inicio do mês e que tem a direção do psiquiatra Ronaldo Laranjeira, revelou que o Brasil é o segundo país com maior número de consumidores de cocaína no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)