Ao menos seis cidades da Região dos Lagos, norte fluminense do Rio de Janeiro, ainda sofrem com a falta de energia neste domingo. O fornecimento foi interrompido pelo tombamento de árvores e outdoors sobre a rede elétrica durante o temporal que atingiu a baixada litorânea do Rio na noite da última sexta-feira.
Conforme informações divulgadas neste domingo pela Ampla, concessionária de distribuição de energia elétrica da região, a situação está praticamente restabelecida nos municípios de Silva Jardim, Saquarema e Iguaba. As cidades ainda têm pontos específicos com falta de eletricidade, mas os casos pontuais são atendidos sob demanda, afirma a empresa.
Em diversas localidades, os fortes ventos provocaram queda de árvores, galhos, antenas e outdoors sobre a rede da concessionária, além da derrubada de postes, o que tem dificultado o restabelecimento da energia, de acordo com a companhia.
Ao longo deste sábado, o Corpo de Bombeiros da região precisou aumentar o efetivo, totalizando cerca de 40 agentes nas ruas, para cumprir o atendimento de urgências.
O vendaval, que teve início por volta das 18h e durou aproximadamente meia hora, deixou ao menos 80 pessoas desalojadas na cidade de Cabo Frio. Os ventos, que destruíram áreas da região, chegaram a 100 km/h. A Região dos Lagos é formada por sete cidades da baixada litorânea.