A equipe responsável pelo protocolo analisa a possibilidade da incorporação de mais uma droga ao tratamento, o tiotrópio.
Leia Mais
SUS amplia lista de distribuição de remédios para artriteMinistério da Saúde receberá mais de 6 milhões de cápsulas de remédio para tratamento de AlzheimerSUS vai distribuir dois novos remédios contra hepatite CANS: Planos devem dar remédios a pacientes crônicosSUS inclui remédio que previne doenças respiratórias em lista de distribuição gratuitaMinistério da Saúde anuncia produção nacional do antirretroviral AtazanavirGoverno amplia lista de medicamentos ofertados no SUSLista do SUS passa a incluir medicamentos para doença pulmonar ligada ao tabagismo“Como não há nada, é um avanço. Mas não são remédios que indicaria para meus pacientes”, afirmou o coordenador da Comissão de DPOC da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Fernando Lundgren.
O número de mortes causadas pela doença aumentou 12% em cinco anos. Em 2005, foram registradas 33.616 e, em 2010, 37.592. Ano passado, foram 116.707 internações. De acordo com Padilha, estima-se que 5 milhões de pessoas tenham DPOC. “Hoje, 15% da população com mais de 40 anos tem a doença”, afirmou Teixeira.
Segundo Padilha, as próximas doenças que deverão ter novas drogas incorporadas ao tratamento são esclerose sistêmica e síndrome nefrótica pulmonar.