Brasília – O deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB–SP) protocolou ontem no Ministério da Justiça pedido para mudar a classificação indicativa do longa-metragem Ted, em cartaz nos cinemas. O parlamentar, que também enviará a solicitação à Mesa da Câmara, expressou sua revolta com a comédia — não recomendada para menores de 16 anos — depois de assistir ao filme com o filho de 11 anos. Depois de publicar no Twitter que queria ver o filme censurado, o caso ganhou repercussão nas redes sociais.
No centro da polêmica está um ursinho de pelúcia que bebe, fuma maconha, participa de cenas de sexo e fala muitos palavrões. O parlamentar acredita que a classificação indicativa deveria desaconselhar o filme para menores de 18 anos. “Ted consome drogas e participa de orgias. Há cenas depreciativas em relação à mulher, envolvendo o personagem. Isso não é adequado para adolescentes, muito menos para crianças", declarou, apesar de ter levado o filho de 11 anos.
Leia Mais
Ministro da Justiça diz que não cabe a ele censurar o filme TedDeputado ameaça pedir suspensão do filme 'Ted' e causa polêmica nas redes sociaisO ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também na polêmica também. Disse ontem que a censura é proibida no Brasil e que não cabe ao Ministério da Justiça fazer qualquer tipo de intervenção referente à exibição de Ted. “A Constituição Federal garante a liberdade plena dos cidadãos e, portanto, não cabe ao Ministério da Justiça censurar nada. Nosso papel é apenas fazer a classificação indicativa de todo conteúdo vinculado nos cinemas e na televisão”, explicou Cardozo.
A classificação indicativa de filmes e programas de televisão é feita por um órgão da Secretaria Nacional de Justiça, ligada ao ministério. "A análise sobre a indicação de idade é feita com base em critérios muito objetivos que foram discutidos com a sociedade. Há parâmetros que são analisados por técnicos competentes", explicou o ministro. Segundo ele, qualquer pessoa que se sentir desconfortável com a classificação determinada poderá apresentar ao órgão um requerimento pedindo a revisão da faixa etária sugerida.